A EEM Emanuel surgiu das necessidades da comunidade local, uma vez que para cursar o ensino médio ou científico, como era chamada na época, era necessário dirigir-se a cidade de Quixadá, especificamente ao Colégio Coronel Virgílio Távora. Com a criação do ensino médio na cidade de Choró, os alunos e funcionários enfrentavam grandes dificuldades, como a ausência de transporte escolar, alimentação, bem como um número reduzido de professores. Entretanto, pode-se considerar que foi uma grande conquista, que favoreceu o desenvolvimento do município recém emancipado.
Segundo o D.O.DECRETO Nº 25.827, de 28 de março de 2000 do Estado do Ceará, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Emanuel foi criada com a nomenclatura de Ensino Fundamental e Médio, pois o período normatizava que o Ensino Fundamental era responsabilidade do Estado.
Esse sonho passa a ser realizado a partir de 28 de março de 1998, quando o Estado do Ceará passou a realizar um Concurso de Provas e Títulos no ano de 1997, para selecionar profissionais habilitados para o magistério. Dentro desse contexto, a EEFM Emanuel foi se desenvolvendo, ampliando o numero de alunos e, consequentemente, o número de funcionários.
- FUNCIONÁRIOS DO INICIO DA EEFM EMANUEL em 30.03.1998.
1. Ana Evangelista de B. Barbosa (Auxiliar de Serviços);
2. Maria Luiza Silva Carneiro (Auxiliar de Serviços);
3. Francisco Erineldo de Souza (Auxiliar de Serviços);
4. Maria Elena Barbosa Lima (Auxiliar de Serviços);
5. Célia Maria do Nascimento (Agente Administrativo);
6. Francisca Nelita P. do Nascimento (Secretária);
7. Jaqueline Helena Almeida Lemos (Professora);
8. Maria Nascimento de Oliveira (Professora);
9. Veridiano Dantas da Silva (Professor);
10. Francisco José Vidal de Queiroz (Diretor e Coordenador);
De acordo com informações de documentos da Secretaria Escolar, como livro de ponto, a EEFM Emanuel iniciou suas aulas no dia 30 de março de 1998.
- ORIGEM DO NOME EMANUEL
A EEFM Emanuel criada em 28.03.1998, conforme o diário oficial do Estado do Ceará, (SÉRIE 2 ANO III Nº 062 DE FORTALEZA, 30 DE MARÇO DE 2000) o decreto 25.826, de 28 de março de 2000, CRIA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EMANUEL
O nome EMANUEL é Bíblico e apresenta a seguinte origem e significado:
Emanuel se originou a partir do termo hebraico Immanuel, composto pelos elementos immánu, que significa "conosco", e El, que quer dizer "Deus” ou “Senhor". Significa “Deus (está) conosco”.
O responsável pela escolha do nome da escola foi o Diretor do Crede 12 o professor Artur Arpinheiro. Ele fez essa seleção com base nos princípios da bíblia cristã. Ficando assim:
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EMANUEL
CREDE 12 – CHORÓ – CEARÁ
Por Veridiano Dantas da Silva*
Choró, 07 de Março de 2018.
*Músico, Poeta, Historiador e Professor.
Nenhum comentário: